/
Neste contexto, o presente trabalho propõe que você, estudante, assuma o papel de professor da Educação Básica e planeje uma experiência educacional utilizando a Modelagem Matemática como abordagem pedagógica.
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Neste contexto, o presente trabalho propõe que você, estudante, assuma o papel de professor da Educação Básica e planeje uma experiência educacional utilizando a Modelagem Matemática como abordagem pedagógica.

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Neste contexto, o presente trabalho propõe que você, estudante, assuma o papel de professor da Educação Básica e planeje uma experiência educacional utilizando a Modelagem Matemática como abordagem pedagógica.

Tarefa: elaborar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática de acordo com Barbosa (2001).

Para realização dessa tarefa, você precisará:
- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que irá lhe orientar em todo o processo de elaboração da atividade.
- Escolher uma turma da Educação Básica para a qual você planejará sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta de acordo com o nível escolhido.
- Elaborar uma situação-problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo; uma contação de história; uma conversa inicial etc., motivando os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.
- Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentado a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.
- Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que vocês escolheram, do caso proposto por Barbosa (2001).
- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas, textos explicativos etc., será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use sua criatividade!

Procure imagens, textos e vídeos que possam auxiliar desde a proposta inicial da situação-problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(63) 99129-5554

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista