Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Para ilustrarmos, e melhor compreendermos esse assunto, sobre barreiras na comunicação, resgatamos aqui o caso ocorrido em 2020 com a empresa Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil. Na ocasião, a empresa lançou um programa de trainee exclusivo para candidatos negros. A iniciativa visava promover a diversidade racial nos cargos de liderança da empresa. Após a comunicação de seu programa, a empresa enfrentou várias críticas da opinião pública. A polêmica gerou ampla repercussão nas redes sociais e na mídia, com debates sobre racismo, inclusão e políticas afirmativas. Apesar das críticas iniciais, a empresa Magazine Luiza manteve o programa, que posteriormente foi reconhecido como uma ação pioneira em prol da diversidade corporativa no Brasil.
Apesar de a empresa ter superado o momento de crise, é possível identificarmos alguns pontos importantes na comunicação realizada na ocasião. Algumas reações diversas ocorreram. Embora a intenção da empresa tenha sido positiva, a comunicação inicial do programa gerou debates acalorados, pois uma barreira defensiva se estabeleceu, uma vez que os receptores já possuíam uma opinião formada sobre o assunto. Parte do público entendeu que a iniciativa inclusiva é necessária, enquanto outra parte a interpretou como discriminatória, alegando "racismo reverso" (supostos atos de discriminação praticados por grupos minoritários contra a maioria). Outro ponto a destacar é em relação à falta de esclarecimento prévio. A empresa não antecipou as possíveis interpretações negativas e não preparou uma estratégia de comunicação que esclarecesse os objetivos e a legalidade do programa antes do lançamento, o que poderia ter mitigado as críticas.
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