Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. A Modelagem Matemática, enquanto abordagem pedagógica, transcende a mera aplicação de conceitos matemáticos a situações do mundo real. Ela se configura como um processo investigativo e criativo, no qual os alunos são convidados a explorar, analisar e interpretar fenômenos reais através da linguagem matemática.
Diferentemente do paradigma do exercício, que privilegia a transmissão de conhecimento pelo professor e a repetição de procedimentos, a Modelagem Matemática coloca o aluno como protagonista na construção do conhecimento. Por meio da investigação de problemas relevantes para o seu contexto, os alunos desenvolvem a capacidade de formular modelos matemáticos que representam o fenômeno em estudo, interpretam os resultados obtidos e validam a adequação do modelo.
Esse processo de modelagem não se restringe à aplicação de fórmulas e algoritmos predefinidos. Ele envolve a formulação de hipóteses, a coleta e análise de dados, a construção de representações matemáticas (gráficos, tabelas, equações), a argumentação e a comunicação de ideias. A Modelagem Matemática, portanto, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e a capacidade de trabalhar em equipe. Dessa forma, existem diferentes concepções de Modelagem Matemática e, para esse MAPA, nos reportaremos à concepção construída por Barbosa (2001). Segundo o autor, a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida em casos, como ilustra o quadro a seguir:
Quadro 1: o aluno e o professor nos casos de modelagem.
Mapas Relacionados