2ª ETAPA: Após conhecer a escola, a realidade do professor e sua experiência prática, é a sua vez de responder: Como a literatura pode ser melhor explorada na sala de aula para desenvolver habilidades e competências nos alunos?

2ª ETAPA: Após conhecer a escola, a realidade do professor e sua experiência prática, é a sua vez de responder: Como a literatura pode ser melhor explorada na sala de aula para desenvolver habilidades e competências nos alunos? Leia o material de apoio, reflita e faça a sua resposta argumentativa usando exemplos e práticas consistentes. […]

Ver Mapa
1ª ETAPA: Escolha uma escola próxima da sua residência, pública ou privada, que tenha Ensino fundamental ou Médio. Após essa escolha, você pedirá para conversar com o(a) professor(a) que trabalha com literatura com os alunos para fazer algumas perguntas.

Após a leitura do excerto de Zilberman, fica fácil de perceber a importância da Literatura dentro da sala de aula, dentro do processo formativo dos alunos. A partir disso, a atividade será feita em duas etapas: 1ª ETAPA: Escolha uma escola próxima da sua residência, pública ou privada, que tenha Ensino fundamental ou Médio. Após […]

Ver Mapa
Qual a importância da literatura na sala de aula da Educação Básica? “A experiência da leitura decorre das propriedades da literatura enquanto forma de expressão que, utilizando-se da linguagem verbal,

Qual a importância da literatura na sala de aula da Educação Básica? “A experiência da leitura decorre das propriedades da literatura enquanto forma de expressão que, utilizando-se da linguagem verbal, incorpora a particularidade dessa de construir um mundo coerente e compreensível, logo, racional; esse universo, contudo se alimenta da fantasia do autor, que alimenta da […]

Ver Mapa
- Escolher uma literatura (Patinho Surdo ou Rapunzel Surda). - Escolher a série: 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental. - Selecionar a disciplina: Português ou Matemática.

Seguem as orientações: - Escolher uma literatura (Patinho Surdo ou Rapunzel Surda). - Escolher a série: 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental. - Selecionar a disciplina: Português ou Matemática. - Selecionar o conteúdo a ser ensinado. - Escrever o enunciado da atividade de forma clara e objetiva (para criança). - Explicar os objetivos […]

Ver Mapa
Imagine que você foi contratada por uma escola para trabalhar com crianças surdas. A escola te deu opção de escolha em qual série irá atuar. Você pode escolher entre 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental.

Imagine que você foi contratada por uma escola para trabalhar com crianças surdas. A escola te deu opção de escolha em qual série irá atuar. Você pode escolher entre 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental. Na primeira semana de aula, você já identificou problema de aprendizagem referente ao conteúdo de matemática básica e […]

Ver Mapa
Como toda criança, as brincadeiras e atividades lúdicas, alcançam com maior facilidade a compreensão e internalização dos conteúdos pelas crianças. Por isso, escolha uma das literaturas

Como toda criança, as brincadeiras e atividades lúdicas, alcançam com maior facilidade a compreensão e internalização dos conteúdos pelas crianças. Por isso, escolha uma das literaturas infantis adaptadas para surdos a seguir para realização da sua atividade.

Ver Mapa
N­a unidade I, você aprendeu que há modos diferentes na apropriação da linguagem, realizada pela criança surda e a ouvinte. Na unidade II, refletiu que quanto mais a criança é exposta à sua língua, mais habilidades

N­a unidade I, você aprendeu que há modos diferentes na apropriação da linguagem, realizada pela criança surda e a ouvinte. Na unidade II, refletiu que quanto mais a criança é exposta à sua língua, mais habilidades linguísticas desenvolverá. Além disso, para ensino de crianças surdas, os recursos visuais são fundamentais. Já na unidade III, foi […]

Ver Mapa
1. Pesquisa sobre leitura crítica e combate à desinformação. 2. Elaboração de um breve resumo sobre o conteúdo pesquisado (10 a 15 linhas). 3. Elaboração de guia interativo de leitura crítica, utilizando recursos digitais como o Canva ou outros, use a criatividade e torne seu guia bastante interessante e dinâmico.

Para realizar essa atividade, você deverá, primeiramente, realizar uma pesquisa e um breve resumo sobre leitura crítica e o combate à desinformação. Em seguida, você deverá criar um material digital em formato de guia interativo, para apresentar tais informações para os alunos, com o objetivo de fazê-los compreender a importância da leitura crítica e de […]

Ver Mapa
Pensando nisso, sua atividade consiste em elaborar um guia interativo de leitura crítica, voltado para alunos do Ensino Médio. Esse guia poderá ser utilizado como material de apoio não apenas nas aulas de Língua Portuguesa

Pensando nisso, sua atividade consiste em elaborar um guia interativo de leitura crítica, voltado para alunos do Ensino Médio. Esse guia poderá ser utilizado como material de apoio não apenas nas aulas de Língua Portuguesa, mas também em atividades multidisciplinares, que tenham como objetivo desenvolver a leitura crítica.

Ver Mapa
Como futuro professor (a) de Língua Portuguesa, uma de suas principais atividades é o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos, especialmente no âmbito da leitura.

Como futuro professor (a) de Língua Portuguesa, uma de suas principais atividades é o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos, especialmente no âmbito da leitura. A sociedade atual é permeada por diversos tipos de textos e informações de múltiplas fontes e linguagens. Desse modo, é essencial a habilidade de compreender e identificar fontes confiáveis, […]

Ver Mapa
f) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas citações ao longo do texto e as devidas referências ao final do seu texto, conforme as normas da ABNT que estão no Mural de Avisos.

e) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa. f) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas citações ao longo do texto e as devidas referências ao final do seu texto, conforme as normas da ABNT que estão no Mural […]

Ver Mapa
c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina, em formato Word.

c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina, em formato Word. d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

Ver Mapa
Quero falar com um especialista