Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030O projeto deve incluir:
Título do projeto: definir um título claro e objetivo conforme o tema escolhido.
Introdução:
- Você deverá realizar um levantamento bibliográfico sobre a característica escolhida, utilizando fontes científicas (artigos, livros didáticos e outros trabalhos científicos) para embasar sua análise. Como exemplo, a seguir, pode-se considerar a diversidade de bicos das aves e a sua relação com os hábitos alimentares e o ambiente em que vivem.
Você deverá escolher, pelo menos, cinco tipos distintos de bicos de aves, como, por exemplo:
- Bico curvo e forte (exemplo: gavião, papagaio): adaptado para capturar presas ou quebrar sementes.
- Bico longo e fino (exemplo: beija-flor): especializado na alimentação por néctar.
- Bico reto e pontiagudo (exemplo: pica-pau): adequado para perfurar madeira e capturar insetos.
- Bico curvado para baixo (exemplo: íbis): utilizado para capturar presas em ambientes aquáticos.
- Bico achatado e largo (exemplo: pato): adaptado para filtração de alimentos em meio aquático.
O trabalho deve incluir uma descrição detalhada das espécies selecionadas e suas adaptações alimentares, com referências bibliográficas que sustentem as informações apresentadas.
Objetivo:
- Descrever o objetivo geral e os específicos da atividade, relacionando a importância da construção de modelos anatômicos para o ensino de Zoologia.
Metodologia:
- Descrever detalhadamente o passo a passo da construção dos modelos. Justificar a escolha dos materiais (argila, massa de modelar, papel machê, biscuit etc.).
- Incluir fotografias do processo de construção dos modelos.
Resultados esperados:
- Apresentação fotográfica de cada modelo da característica finalizado, destacando as principais adaptações das aves selecionadas.
- Reflexão sobre a importância do uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando como a modelagem pode auxiliar no ensino da Zoologia.
- Discussão sobre possíveis aplicações da técnica em contextos profissionais, como ensino e educação ambiental.
Orientações adicionais :
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.
- Utilize o formulário-padrão, disponível no Material da Disciplina.
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- O projeto não deve ser elaborado no formato de tópicos
- Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
- O projeto deve ser fundamentado com conteúdo de livros didáticos de Zoologia, artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso.
- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
- Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. O PDF deve conter:
*Projeto escrito: planejamento e etapas do processo de elaboração do modelo didático, incluindo imagens do processo de criação e do modelo finalizado.
*Referências bibliográficas: citações e fontes utilizadas para embasar a atividade.
- Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".
Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio, e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pela ferramenta "Fale com o Mediador".
Neste sentido, a proposta desta atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.
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